Morar em um espaço pequeno não quer dizer que você não possa ter uma brinquedoteca para as crianças. Olha só essas dicas de como montar um cantinho convidativo e divertido para seus filhos brincarem de montão no aconchego de casa.

Cantinho do Hugo, pela Kim Senn

Móveis para delimitar.

Uma estante baixa, com nichos para guardar os brinquedos é o móvel ideal para uma brinquedoteca. Ali serão guardados os brinquedos que não estão sendo usados, para que o espaço da brinquedoteca seja usado para brincar, ao invés de apenas guardar os brinquedos. Apesar de poder brincar pela casa toda, os pequenos devem saber que os brinquedos têm que ser guardados ali.

foto: Renata D Almeida para Forma 011

Tapetes para criar aconchego.

Para ficar mais confortável de brincar no chão, use tapetes fofinhos e macios. Os de PVC são uma boa opção para quem quer praticidade, passou um pano está como novo. Os tradicionais também são ótimos se puderem ser lavados na máquina. Além de ajudar a criar um ambiente lúdico, os tapetes mantém o espaço aconchegante e tiram os pezinhos do chão frio, também delimitam melhor o espaço.

Assentos para organizar.

Hoje em dia as opções de assentos com espaço para guardar os brinquedos são infinitas. Há desde cadeirinhas-baú até capas de puff que podem ser recheadas com bichinhos de pelúcia. 

Cantinho para sentar e parede para desenhar, da Emily Henderson Design

Paredes para brincar.

Para desfrutar ao máximo do espaço, não se esqueça das paredes. Um espelho dá a impressão de um cômodo maior e ganchos também são ótimos, tanto para brinquedos que podem ser pendurados quanto para redes que guardam brinquedos menores. Também pode-se pintar uma parede com tinta de lousa, ou colocar um suporte de rolo de papel para desenhar. Prateleiras para livros e para pendurar fantasias permitem que a imaginação esteja sempre pronta para voar.

Itens para personalizar.

Adesivos de paredes dão o toque final e podem ser facilmente removidos, assim fica fácil de mudar a decoração de tempos em tempos e deixar tudo com a cara dos seus filhos, não importa a idade. Aproveite os espaços nas prateleiras e nichos para deixar a mostra os brinquedos favoritos do momento. Você pode também enquadrar as obras de arte dos pequenos para criar uma exposição pelas paredes.

As crianças devem ser incluídas na renovação do espaço para sentirem que o espaço lhes pertence e que são as grandes estrelas da festa. 

Eu sou a Dani, mãe do Nico e a maternidade me transformou. Eu que sempre trabalhei com textos e planejamento para redes sociais me vi com vontade de escrever textos maiores e mostrar mais do que sou feita. Passeio pelos mundos da puericultura, fotografia, arte, design e publicidade. Pronto para passear comigo?