Se quisermos saber sobre nós mesmos, observemos como as crianças ao nosso redor
brincam.
O ser humano aprende por imitação, já dizia Aristóteles. Observar as brincadeiras de nossas crianças nos convida a nos enxergar como educadores. É aí que mora o processo pedagógico e lúdico entre você e o aprendiz.
Se alinharmos nosso desenvolvimento ao ritmo da natureza mais saudável e potente, seremos como indivíduos e sociedade.
Assim como a natureza tem seus processos naturais de expansão e contração, devemos buscar estes movimentos também nas brincadeiras infantis.

Brinquedoteca compacta – Nicolas + Max, na nossa loja virtual

Preparem espaços acolhedores, onde as crianças possam brincar com autonomia e com poucas intervenções de adultos. A liberdade infantil pede espaços a céu aberto, com muito ar puro. As crianças precisam correr, pular, andar, cair, trepar, e assim conquistar confiança, segurança, flexibilidade. O contato com a natureza é benéfico para o desenvolvimento do sistema imunológico infantil.

As pedagogias alternativas, em especiais, a Montessori e Waldorf, acreditam que o brincar livre é de suma importância para o desenvolvimento infantil. Estas pedagogias acreditam nos brinquedos de materiais naturais, pois eles têm vida, são orgânicos.
Portanto, montar uma brinquedoteca rica em materiais naturais, que proporcionem momentos de Inspiração e Respiração, e que, acima de tudo, possa ser aliada para a construção de sua autonomia por meio da imaginação da criança, é mais simples e natural do que podemos imaginar.