“Bebês dormem no peito sim! É a forma natural deles e nós temos que aceitar isso”! São com essas palavras que o pediatra Daniel Becker inicia sua fala ao responder as dúvidas de muitas mães, se é normal o bebê dormir no peito. A amamentação, como muito já é falado, está para além de nutrir fisicamente o ser. O colo da mãe de fato é acolhedor para aquele pequeno ser: ali ele encontra o calor, o aconchego e consequentemente estes sentimentos geram confiança causando relaxamento total e o bebê dorme plenamente.

O pediatra Daniel Becker reafirma ser esta a maneira mais saudável para o bebê dormir e não há problema algum para o bebê dormir no peito, o problema está para a família, ou melhor dizendo: para as mães, pois muitas mães se veem sozinhas no puerpério e são sobrecarregadas. Além de amamentar a cria, muitas mães precisam cozinhar, gerenciar e administrar um lar, fazer listas de compras e ir ao mercado, ou mesmo delegar funções, trabalhar, soma tudo isso a privação de sono, não há ser humano que aguente! Portanto, é fundamental que a mãe e a criança tenham uma rede de apoio, assim fica mais leve para todos!

Kit Carrinho e Berço de Boneca da linha Ôtto, na nossa loja virtual.

Daniel Becker sugere que a partir dos seis meses podemos ir ensinando, de forma lenta e carinhosa, ao bebê dormir sem o peito. “Jamais forçando a barra, deixando ele chorar”, adverte o pediatra. Aos poucos, colocar o bebê no berço ou no seu colchãozinho ou mesmo para os que praticam cama compartilhada, colocar a mão sobre o bebê ninando-o para que acostume a dormir no seu espaço e sem o peito. A dissociação tem de ser lenta e progressiva e a repetição do gesto é de suma importância para construir a confiança. Assim, a criança poderá dormir o sono tranquilo e proveitoso.

Maíra Castanheiro
Sou Escritora, Historiadora e tradutora. Aprendiz de jardineira Waldorf. Mãe de Mariaalice, que além de me ter feito mãe, me impulsionou a publicar meu primeiro livro: Para Maria Alice.
Em breve mais livros e mais livre.

www.aldeiadosaber.com