Tem coisa mais gostosa do que a gente ver nossos filhos desbravando as atividades de casa com
autonomia? É muito legal e importante que, de acordo com a idade de cada um, as crianças
consigam ir se virando, assim, vão se desenvolvendo e aprendendo devagarinho, um pouco de tudo o que acontece dentro de casa. Um dos locais que eles mais querem começar a se virar é na cozinha, afinal, quem não quer saber preparar seu sanduíche sozinho.

Kit mini cozinha e geladeira amarela, na nossa loja virtual.

Além da autonomia, quando a criança tem acesso e incentivo em ir pra cozinha preparar refeições junto com os adultos, já é um estímulo para seu repertório alimentar e uma forma de aumentar o interesse em novos alimentos e preparações.
Claro que muitas vezes a gente precisa verificar como está a organização da cozinha e readaptar de acordo com a idade dos pequenos, assim, eles terão segurança enquanto estiverem por lá,
desbravando as artes culinárias.

Olhe só algumas dicas para a cozinha ser um local mais seguro para os pequenos:

  • Deixem somente as facas menos perigosas (sem pontes e sem corte) ao alcance deles. As mais “afiadas”ficam guardadas só para os adultos;
  • Expliquem que fogo e forno não. Então, as receitinhas deles devem ser feitas no forninho elétrico e sanduicheira de acordo com a idade de cada um. Para os menores, SEMPRE acompanhado de um adulto.
  • Na geladeira, deixe tudo organizado facilmente. Então, os itens que normalmente eles sabem usar para preparar suas receitinhas, devem ficar na frente e com fácil acesso.
  • A mesma coisa com a despensa. Pra evitar que subam em banquinhos e desabem tudo, já deixem na altura deles.
  • Conversem sobre o cuidado ao pegarem objetos de vidro, como copos e pratos. Quando as crianças têm espaço para colocar a autonomia em prática, aprende mais rápido a usar tais objetos, acredite.
Mini brinquedoteca, na nossa loja virtual.

Supervisionar as crianças na cozinha é essencial, principalmente para os menores.
Mas, dependendo da idade dela e, como ela foi incentivada, ela já é capaz de ir sozinha e
preparar seu leite, pegar sua fruta e fazer seu pão com algum recheio.

Organizem a cozinha da casa de vocês e comecem a incentivar os pequenos a irem preparar suas comidinhas. Comecem pelos lanchinhos que são mais fáceis, tenham dias de prepararem
refeições e receitas em famílias. E claro, usem os brinquedos temáticos como exemplos
também.

Beijos.

Paola
Mãe da Maria Clara e do Bento, Nutricionista e criadora do Maternidade Colorida.