Muitas crianças já estão voltando às escolas e a adaptação a essa nova realidade é um período difícil para muitas famílias. Algumas dicas de como melhorar o período de adaptação escolar já são conhecidas, como aumentar gradualmente o tempo passado na escola, outras não são tão divulgadas mas eu tenho certeza de que vão ajudar muito a sua família nesse período delicado:

Olha o passarinho!
Deixe uma foto de vocês juntos impressa dentro da mochila. Diga que quando estiver com muitas saudades, pode olhar a foto e lembrar-se que logo mais estarão juntos novamente.

Tal mãe, tal filha.
Leve seu filho ao trabalho com você e mostre a ele que você tem uma bolsa com as suas atividades, uma estação de trabalho e uma foto dele. Assim como na escola, ele tem uma mochila com atividades, uma foto sua e uma estação de trabalho.

Volto depois do lanche.
As crianças pequenas não têm ainda um bom entendimento do tempo. Ao invés de dizer que você “volta já já”, diga que você volta logo após o lanchinho da tarde, a hora da soneca, quando o céu escurecer e etc. Assim, cria-se uma melhor noção do tempo ao decorrer do dia.

Você quer x ou y?
Ao invés de perguntar se o pequeno quer ir à escola, dê opções como “Você quer ir à escola hoje com o sapato que pisca ou com o de glitter?” ou “Quer levar o seu carrinho ou a sua naninha com você hoje?”. Mantenha as opções mínimas para que a escolha não seja difícil mas a criança sinta-se parte do processo.

Linguagem corporal.
Não deixe transparecer seus próprios medos e inseguranças na hora de dizer tchau. Crianças prestam atenção ao tom de voz e linguagem corporal dos adultos e se sentirem que você está relutante em deixá-los podem não querer que você se vá.

Aos poucos, eles vão se soltando e curtindo cada vez mais o ambiente escolar. Depois de tanto tempo vendo os amigos apenas de forma virtual, com certeza vão gostar da novidade da volta às aulas!

Eu sou a Dani, mãe do Nico e a maternidade me transformou. Eu que sempre trabalhei com textos e planejamento para redes sociais me vi com vontade de escrever textos maiores e mostrar mais do que sou feita. Passeio pelos mundos da puericultura, fotografia, arte, design e publicidade. Pronto para passear comigo?