Variedade no cardápio é o grande segredo para uma alimentação bacana para todas as faixas
etárias. Costumo dizer que, mais importante do que quantidade que a criança come é a qualidade do que servimos e apresentamos para ela.
Além da variedade do cardápio, oferecer os alimentos de maneiras diferentes também é interessante para estimular a aceitação de alimentos, que por ventura possam ser “rejeitados” e, para explorarmos consistências e texturas diferentes para os pequenos.
E, para ajudá-las a pensar fora da caixinha, hoje escolhi um alimento comum e super versátil em
preparações: o tomate. Então, bora anotar as dicas e se preparar na variação de preparação.

Kit de panelinhas de inox, na nossa loja virtual

Em molhos: um molho de tomate caseiro não precisa ser complicado e, uma receita prática que faz sucesso por aqui é o molho de tomate assado.
Ingredientes:
• 1kg de tomate para molho;
• 1 cebola cortada em 4;
• 5 dentes de alhos inteiros descascados;
• Pitada de sal;
• Pitada de pimenta do reino;
• Salsinha e cebolinha a gosto;
• Azeitonas a gosto;
• Manjericão a gosto;
• Fio de azeite.
Modo de preparo:
Lave e higienize os tomates. Corte-os ao meio na longitudinal. Coloque-os em uma assadeira e, por cima, os demais ingredientes. Regue com azeite e leve ao forno baixo por mais ou menos 1 hora ou até que eles “murchem” e soltem o caldinho. Retire 3 partes da cebola, as ervas e 3 dentes de alho e separe. O restante, bata no liquidificador. Prontinho, seu molho de tomate esta pronto.

Tomate recheado: Tomate recheado é algo que a gente sempre consegue variar bastante. Aqui entra a criatividade para combinar sabores e, a cada vez, rechear de maneira diferente. Queijo com manjericão, atum, verduras e legumes, carne moída.
O processo é simples: corte uma tampinha do tomate, retire o miolo e recheie com o rechei
escolhido. Depois só levar ao forno e esperar ele assar.

Tomate ralado com orégano, azeite e sal: Rale o tomate no ralador médio, coloque foi de azeite, salpique orégano e sal. Depois, corte aquele pão delícia e coloque o tomate por cima. Fica uma delícia e você já varia no recheio de pão da sua família.

Recheios de tortas e muffins: Acrescentar tomate nas suas receitas de tortas e muffins também é uma opção de acrescentá-lo no cardápio. Ele praticamente não interfere no sabor e combina com praticamente tudo.

Pizza: Que tal sair da tradicional pizza de muzzarela e começar a fazer napolitana ou marguerita? Já tem outra forma de consumir o tomate.

Salada de tomate: A forma mais tradiconal é a saladinha de tomate. A dica pra variar aqui é alternar a forma como tempera a salada e o tipo de tomate escolhido. Que tal brincar entre eles? Temos o tomate cereja, débora, italiano, caqui. Cortar de formatos diferentes também já dá outro toque especial na hora de servir e oferecer!

Espetinho caprese: Fazer espetinhos de tomate com queijo de sua preferencia e folha de manjericão é uma delícia, além de prático. Uma ótima opção de entradinha para almoços em família e festinhas. Abuse da criatividade e tenha palitinhos coloridos e divertidos para dar um ar todo especial na preparação.

Viram só? De um alimento tão comum podemos fazer mais de uma preparação e tornar o cardápio da família ainda mais saboroso. Espero que gostem!
Beijos.

Paola
Mãe da Maria Clara e do Bento, Nutricionista e criadora do Maternidade Colorida.