Pensou que fosse viajar pra praia e que não teria nada para os seus filhos aprenderem? Pois pense novamente, pois há diversas maneiras de trazer o STEM para a praia! Água, areia, ondas, bóias, existem muitos jeitos de aprender na praia, vem ver!

Dissolvendo conchas.
Descubra o que acontece ao deixar uma concha de molho no vinagre. Pesquisem juntos sobre a composição das conchas e por que o vinagre as afeta dessa maneira. Essa é uma atividade para ser feita no primeiro dia e conferida no último, assim o vinagre tem tempo de agir no calcário.

Por que as bóias boiam?
Pensem juntos descubram por que alguns objetos boiam e outros não. Uma garrafa PET bóia quando vazia, mas ao enchê-la de água ela continua boiando?

Medindo o volume.
Quanta água cabe no balde? Será que essa mesma quantidade de água é suficiente para encher uma garrafa? E no seu chapéu, cabe mais água do que coube no balde?

Construindo um castelo.
O desafio vai ser descobrir o quão molhada a areia deve estar para construir o castelo perfeito. Se estiver muito seca, não dá aderência, se estiver muito molhada, não para em pé! Depois disso, construa uma barragem para evitar que as ondas destruam sua construção. O quão alta essa barragem deve ser?

Acompanhe a maré.
Coloque um guarda-sol na beira d’água, a alguns metros da água e espere a maré chegar até ele. Por que isso acontece? Quando a maré está alta aqui, está baixa do outro lado do mundo, há diversos modos de aprender observando a água do mar se mover.

Viu só, quem disse que ir pra praia também não seria super informativo? Além de aproveitar para nadar, para curtir o sol e a areia, ainda dá pra aprender de montão! Curta muito as férias e não se esqueça de reaplicar o protetor e oferecer bastante água!

Eu sou a Dani, mãe do Nico e a maternidade me transformou. Eu que sempre trabalhei com textos e planejamento para redes sociais me vi com vontade de escrever textos maiores e mostrar mais do que sou feita. Passeio pelos mundos da puericultura, fotografia, arte, design e publicidade. Pronto para passear comigo?